4 DICAS PARA O TEU NEGÓCIO DE MODA SER UM SUCESSO


Notice: Undefined variable: pg_title in /home/thefashi/public_html/wp-content/themes/fashion_school_2.1/single.php on line 3

Artigos sobre moda

4 DICAS PARA O TEU NEGÓCIO DE MODA SER UM SUCESSO

4 DICAS PARA O TEU NEGÓCIO DE MODA SER UM SUCESSO

FB1

Ontem lançamos um curso pioneiro no mercado: Curso para Negócios de Moda. Hoje laçamos duas pós graduações completamente pioneiras na Fashion Business School. Sabes quais?https://fashionschool.pt/pos-graduacoes Pós Graduação em Produção Moda e Marketing de Moda. Não podia estar mais orgulhosa. Por isso, o nosso blog vai começar a partilhar alguns conteúdosrelacionados com o tema e espero que gostes. Hoje o conteúdo deixa 4 grandes dicas para tornares o teu negócio de moda um verdadeiro sucesso.

 

FB2 FB3Demasiadas vezes, os empresários de moda apressam-se a escolher um design e um produto sem antes terem uma compreensão aprofundada dos hábitos e necessidades do consumidor e do mercado onde querem penetrar. Novas ideias e inovação ajudam a motivar a industria da moda, mas isso só acontece onde há negócios sustentados que consigam transmitir essa motivação ao consumidor. Não te condenes ao fracasso por lançares um negócio apenas para descobrires que não há um mercado interessado no teu produto ou grande o suficiente para suportar o teu negócio.

Compreender o mercado onde estás inserido(a) é a chave para o sucesso a longo prazo.

Começa por tentar compreender o teu público-alvo. Não apenas quem é, mas também o que quer e o que precisa. Deves também considerar outros fatores, como onde o teu público-alvo escolhe comprar, que outras marcas compra e quanto é que gasta.

Há outras marcas a oferecer o mesmo que o teu negócio? Embora ser o primeiro no mercado possa parecer a melhor vantagem de todas, se ao começar um negócio novo souber que tem concorrência isso só confirma que existe mercado para o que tens para oferecer.

Especialmente no caso da moda, onde as tendências vêm e vão tão rápido, certifica-te que o interesse no teu produto está a crescer exponencialmente e que não é somente uma necessidade efémera com tendência a oscilação decrescente. Tornar a tua marca conhecida vai ser o primeiro desafio. Ao fazeres crescer a tua empresa para um negócio sustentável significa que te estás a conseguir expandir num mercado que é capaz de suportar o teu crescimento. 

 

 

FB4 FB5Logo no início, é difícil para as startups terem estruturas fortes e consolidadas para dar resposta a todo o trabalho inerente ao lançamento e crescimento de um negócio. Empreendedores de sucesso precisam de ter uma atitude “I can“, mas também podem ser surpreendidos pela falta de capacidade de fazerem tudo sozinhos. Ter de gerir todos os aspetos de um negócio de moda pode rapidamente levar ao esgotamento. Verificarás que, com o crescimento do negócio, também irá crescer a quantidade de trabalho necessário para o manter no caminho do sucesso.

Negócios com sucesso não são construídos apenas por uma pessoa.

Contratar um assistente ou um estagiário pode ajudar imenso a gerir as tarefas do dia a dia, para assim te poderes focar em assuntos mais importantes.

Se não tiveres dinheiro para contratar outros colaboradores para te ajudarem a tempo inteiro, tenta recorrer ao outsourcing. Contratar freelancers pode ser uma boa opção, em vez de contratar um colaborador a tempo inteiro para as mesmas tarefas.

Se conseguires ter colaboradores, trabalha o espírito de equipa e o aguçamento da vontade de trabalhar para um fim. Vais ver que uma equipa motivada recompensa.

 

 

FB6 FB7Muitas vezes, os negócios de moda recentes gastam muito cedo todo o dinheiro disponível e/ou não conseguem encontrar financiamento para se manterem. Longos tempos de espera nesta industria podem diminuir o fluxo de dinheiro do teu negócio. Como empreendedor, é importante saberes sempre quanto dinheiro tens e quanto tempo esse dinheiro irá manter o teu negócio em funcionamento.

O crescimento inesperado ou descontrolado, embora bom para a marca, pode ter um custo demasiado grande para o negócio, na sua fase inicial.  O dinheiro necessário para o crescimento é gasto nas ações dispendiosas do dia a dia.

Empresários experientes sabem que situações menos positivas podem acontecer e acontecem. Empreendedores de sucesso planeiam tendo em conta situações não previstas.

Não deves esperar que o teu negócio tenha lucro, pelo menos, nos primeiros dois anos. Começa por criar um budget detalhado para esses primeiros dois anos. Depois, só para ter a certeza, acrescente 50% ao capital necessário para manter o negócio em funcionamento. Sê fiel no teu budget. No início, o crescimento pode ser excitante, mas paciência é a chave.

 

 

FB8 FB9Especialmente nos negócios de moda, os empreendedores podem rapidamente ser apanhados pelo brilho e glamour daquilo que torna esta industria tão high profile. É fácil colocar demasiado esforço no marketing de eventos e em vestir celebridades. Numa industria com uma imagem consciente, estas opções podem ser ótimas para construir a consciência da marca, mas também podem facilmente destruir o budget operacional do negócio. Pensa de forma inteligente.

Tenta evitar ser apanhado pelo entusiasmo e concentra-te em gerir o teu negócio.

O marketing é um elemento essencial de qualquer empresa startup, mas não às custas das suas principais competências. Concentre-se no desenvolvimento do produto, melhorando a tua cadeia de fornecimento e atraindo diretamente o cliente. Estas áreas irão ajudar-te a estabelecer uma fundação sólida para lançar o teu negócio. O crescimento da tua imagem de marca é importante, mas a imagem não significa necessariamente crescimento do negócio. Não conseguirás pagar contas baseando-te apenas na popularidade da tua marca.

 

 

TERMINACAO_POSTmaio